quarta-feira, 11 de agosto de 2010

10.08.2010 - RC

3) Modulação – processo pelo qual um sinal é modificado de modo a poder ser transmitido por meios diferentes. O sinal original é sobreposto a outro sinal conhecido como portadora, que é compatível com o meio de transmissão.


Tipos:
Modulação em Amplitude: Alteração da tensão elétrica da portadora para refletir as variações do sinal a ser transmitido.



Modulação em Freqüência – Alteração da freqüência da portadora de modo a refletir as características do sinal a ser transmitido.



Modulação em fase – alteração da fase (ângulo) da portadora para refletir as características do sinal original.

Modem – Modulador / Demodulador
A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador.[Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.


4) Capacidade de transmissão – Dados em rede são transmitidos de forma serial, ou seja, bit a bit. Em função disto a capacidade de transmissão de um meio ou taxa de transmissão é medida em bits por segundo (bps). O termo “Baud” ou “Baud Rate” é o original de sistemas de telegrafia e é usado análogo a bps.

5) Topologia de redes – São as formas pelas quais os equipamentos estão conectados em rede.

Topologia física – Descreve a forma como os computadores e demais “nos” de rede são interligados fisicamente.

Tipos de Topologias
Barramento – Os dados são disponibilizados em um barramento (BUS), onde podem ser acessados por todos os “nos” da rede.São necessários dois terminadores que são componentes eletrônicos que impedem que o sinal seja refletido indefinidamente, interrompendo a rede. Capacidade de transmissão depende do numero de computadores conectados. Se há um problema em um computador, o restante da rede não eh afetado. Alcance da rede em metros é limitado.

Um comentário:

Diego Furtado disse...

que isso rapaz... tá ficando profissional!
vlws!